sábado, 13 de outubro de 2012

Jure Grando


Jure Grando era um camponês que vivia em Kringa / Corridico , um pequeno lugar no interior da península da Ístria perto Tinjan / Antignana , Croácia . Ele morreu em 1656, mas de acordo com a lenda, voltou como um vampiro ( Strigon ) e aterrorizou sua aldeia até sua decapitação em 1672. De acordo com a lenda, por 16 anos após sua morte, Jure surgiria de seu túmulo por noite e aterrorizar a cidade.  O padre da aldeia, Giorgio, que havia enterrado Jure 16 anos descoberto anteriormente que à noite alguém iria bater nas portas ao redor da aldeia, e em qualquer porta bateu, alguém da casa que iria morrer dentro de nos próximos dias.


Jure também apareceu para sua viúva aterrorizada em seu quarto, que descreveu o cadáver como olhando como se ele estivesse sorrindo e tentando recuperar o fôlego, e seria então abusar sexualmente dela. Quando o padre Giorgio finalmente chegou cara a cara com o vampiro, ele estendeu uma cruz na frente dele e gritou: "Eis que Jesus Cristo, você vampiro! Pare de atormentar-nos!" Naquele momento, lágrimas caíram dos olhos do vampiro.




O mais corajoso dos moradores liderados pelo prefeito Miho Radetic perseguiu e tentou matar o vampiro, perfurando seu coração com um espinheiro vara, mas não conseguiu porque a vara apenas ricocheteou do peito. Uma noite depois, nove pessoas foram para o cemitério, carregando uma cruz, lâmpadas e uma vara de espinheiro. Eles desenterraram o caixão de Jure, e encontrou um cadáver perfeitamente preservado, com um sorriso em seu rosto. Pai Giorgio disse: "Olha,Strigon , não é Jesus Cristo que nos salvou do inferno e morreu por nós e você. Strigon , você não pode ter paz! " Eles então tentaram furar o seu coração de novo, mas a vara não poderia penetrar a sua carne. 




Depois de alguns exorcismo orações, aquele morador, Stipan Milašić, tomou uma serra e serraram a cabeça. Assim que o viu rasgou sua pele, o vampiro gritou eo sangue começou a fluir a partir do corte, e logo toda a cova estava cheia de sangue. Segundo a lenda, a paz finalmente retornou à região após a decapitação de Jure.
Jure Grando foi um camponês de Istria, Croácia, que morreu em 1656. Ele teria aterrorizado os moradores da área por 16 anos após sua morte. Os documentos oficiais daquela época o chamavam de "Strigon", o nome local para "Vampiro".


O caso de Jure Grando foi muito importante para o folclore vampírico, pois foi a primeira vez na história que a palavra "vampiro" foi oficialmente aplicada a uma pessoa. De acordo com moradores, ele passeava na aldeia durante a noite e bater às portas das pessoas. De quem quer que fosse a porta que ele batesse, a pessoa iria morrer. Quando ele não estava fazendo isso, ele estava incomodando sua viúva para fazer sexo.