sábado, 13 de outubro de 2012

Sava Savanovic


Sava Savanović foi um dos mais famosos vampiros sérvio ,que  viveu em um antigo moinho de água no Rogačica rio, no Zarožje aldeia no município de Bajina Basta .  Foi dito que ele matou e bebeu o sangue dos moleiros, quando chegaram a usina seus grãos. 

Embora ele geralmente é dito ter sido o primeiro vampiro sérvio, há alegações de que ele foi pré-datados no folclore sérvio por Petar Blagojević de Veliko Gradište , que morreu em 1724. 

Blagojević e o caso em torno dele chamou a atenção Europeia na época, com o nome de Peter Plogojowitz, e representou um dos primeiros exemplos de histeria vampírica.


Savanovic não foi morto ou expulso como a maioria dos outros sanguessugas nesta lista. De acordo com moradores, um dia ele simplesmente parou de atacar. 






Enquanto isso, o moinho onde ele morava foi passado de geração em geração, cada novo proprietário tinha muito medo de realizar reparos no edifício, até que ele finalmente acabou entrando em colapso. 

Então, os moradores relataram que ele despertou de seu longo sono e percorreu os campos da sérvia à procura de um novo lar. 


E não foi apenas os moradores supersticiosos que fizeram essas alegações. O conselho real foi quem emitiu o alerta sobre o vampiro. Suspeita-se que tenha sido um golpe de publicidade para atrair turistas à região .

Nenhum comentário: